TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Renato Borghi leva um pouco da magnitude do Rei da Vela para o universo on line
Publicado em 15/06/2020, 22:00
32
Facebook Share Button
Live
O Rei da Vela
15 de junho de 2020
O empresário Abelardo I expõe os seus pensamentos deploráveis através de uma entrevista.
Direção do Elcio.
Texto/Roteiro do Elcio e Elias Andreato.

O Rei da Vela fala da mesquinhez humana. Da elite que só pensa em dinheiro e não está nem aí para o pobre, quer mais que ele "suma do mapa". Nada é mais importante do que o dinheiro.
A obra foi escrita por Oswald de Andrade nos anos 30, montada pelo Teatro Oficina em 1967 e remontada em 2017.
A história do rei da vela, que vive num lodo de egoísmo e ganância, valoriza o estrangeiro, mas que é covarde e não suporta a falência, não lembra os dias de hoje por coincidência.
A peça fala de seres que lembram, e muito, os governantes que estão no poder.
Quem viu a montagem no teatro sabe o quanto ela é marcante.
Na live, Borghi interpretou o Abelardo I, primeira parte da peça.
O seu personagem é inspirado no palhaço e traz uma personalidade irônica, ególatra, que não tem limites na sua prepotência. Renato explora essa personalidade deplorável com muito sarcarmo e vivacidade.
Ver esse grande ator em cena, e conversar com ele sobre teatro pessoalmente, é sempre um presente.
A sua interpretação no espetáculo O Rei da Vela é das mais significativas do nosso teatro.
Quem conhece o Renato sabe que ele é um artista apaixonado pelo ofício, inquieto, perfeccionista, sempre mostrando detalhes da sociedade, e críticando, o homem e o seu tempo através do teatro. Precisa do teatro para sobreviver financeiramente, mas também precisa estar no palco para se sentir vivo, produtivo, pleno.
Nesse momento, essas apresentações via internet são essenciais pra ele e um presente para quem ama o teatro.
Na impossibilidade do encontro presencial entre o ator e o público, poder vê-lo na tela do celular ou do computador é acreditar que a arte é maior do que qualquer barreira.
O seu vigor na interpretação, a sua entrega é sempre magnetizante.
Um ator que fala no olho de cada espectador tamanha a sua capacidade para criar personagens que têm uma alma popular, com uma desenvoltura de quem conhece, e muito, a de arte interpretar.
Um menino de 83 anos que não para!
A internet estava ruim, mas mesmo assim Renato, com a participação do Elcio, conseguiu deixar a leitura, na forma de entrevista, instigante.
No dia 28 de junho, às 19h, no instagram @teatroalfredomesquita, Renato fará trechos de Borghi em Revista, que foi apresentado nos palcos na forma de monólogo, com a presença de Ariel Borghi, seu filho, e direção do Elcio.
Trabalho delicioso que mistura a vida de Borghi com a história do teatro. E esse grande artista é fundamental para o nosso teatro. Quem estuda teatro tem que conhecer a sua trajetória e o seu trabalho.
E além de tudo ele canta, tanto no Rei da Vela quanto no Borghi em Revista.
Sua primeira paixão foi o canto. Seria um bom cantor (quando ele canta, ele encanta), mas é no palco, como ator, que ele emana o seu talento de uma forma especial.
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS