TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

O Atormentador com direção do mineiro Eid Ribeiro estreia em São Paulo na Mário de Andrade
Publicado em 04/02/2019, 14:00
21
Facebook Share Button
O espetáculo traz como referências O Livro dos Abraços de Eduardo Galeano e O Senhor Brecht de Gonçalo M. Tavares

O Atormentador chega de Minas Gerais e leva para o palco trama inspirada na história política e poética da América Latina, com referência em dois livros, “O Livro dos Abraços” de Eduardo Galeano e “O Senhor Brecht” de Gonçalo M. Tavares.

A peça marca a volta da cia de Eid Ribeiro, Companhia Absurda, e pretende discutir questões sociais sem deixar de lado o humor e a poesia.

A trama apresenta lendas, fábulas, histórias, utopias e distopias e é encenada por uma dupla de comediantes vestida como nos velhos filmes de cinema mudo, os atores Glauce Guima e Nino Batista. Eles divertem, encantam e emocionam o público, tanto adulto quanto adolescente. Vale dizer que parte do texto é executado também em LIBRAS, Linguagem Brasileira de Sinais.

Segundo o diretor, “O Atormentador” não é uma peça de personagens, é uma peça de ideias. As ideias foram inspiradas no “O Livro dos Abraços” de Eduardo Galeano que, sensível e inquieto, muitas vezes colocou sua vida em risco para apoiar o lado dos mais fracos, usando as palavras como arma, tanto para denunciar torturas, mortes e desaparecimentos, quanto para ouvir na clandestinidade líderes dos movimentos de libertação”, diz.

A montagem já cumpriu temporadas em Belo Horizonte e conta com a direção de um artista experiente e renomado, o qual prima pela valorização das palavras, do movimento dos corpos e da precisão dos gestos nessa encenação.

Não existe cenário e a linguagem utilizada é inspirada nos primórdios do teatro, na figura dos rapsodos gregos, que levavam às ruas de Atenas a memória e a oralidade que posteriormente foram transferidas para a linguagem escrita, como a Ilíada, de Homero.

Sobre Eid Ribeiro - ator, diretor, dramaturgo e roteirista.
É um dos artistas mais relevantes da cena artística mineira e nacional. Nascido em Caxambu em 1943, o dramaturgo, roteirista e diretor teatral já dirigiu e escreveu para coletivos como Grupo Galpão, Grupo Teatro Delle Radici (Suíça), Grupo Trama, Cia Acômica e Grupo Armatrux. Foi ainda fundador do Grupo Geração, coletivo teatral que atuou na resistência à ditadura militar no Brasil, repórter e colunista de diversos jornais mineiros e fluminenses e curador e diretor de programação do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte. Um dos artistas veteranos mais atuantes do cenário mineiro, Eid Ribeiro marca sua obra com um estilo inconfundível que traz referências que vão do teatro moderno norte-americano e europeu aos circos mambembes do Brasil; do experimental ao popular; do grotesco ao sublime; do existencial ao político.

Como dramaturgo, seus primeiros textos foram escritos durante sua internação no Sanatório dos Bancários, por decorrência de uma tuberculose, onde fez teatro com outros internos. Ingressando posteriormente no Teatro Universitário, em 1965, Eid passa a fazer parte de uma geração importante de autores que inclui nomes como Alcione Araújo e José Antônio de Souza. Desde então, seus textos já foram encenados por diversos grupos e diretores espalhados pelo país, vencedores de vários concursos e prêmios.
Facebook: O Atormentador
Instagram: @oatormentador

Ficha técnica:
Direção e dramaturgia: Eid Ribeiro
Atuação: Glauce Guima e Nino Batista
Figurinos e objetos cênicos: Marco Paulo Rolla
Trilha sonora: Eid Ribeiro e João Santos
Fotos: Guto Muniz
Projeto gráfico: Liz Schrickte
Apoio: C.A.S.A - Centro de Arte Suspensa e Armatrux, Centro Cultural UFMG, Grupo de Dança Primeiro Ato, Grupo Nós do Morro
Produção: Aviva Produções e Cia Absurda

SERVIÇO
Biblioteca Mário de Andrade
R. da Consolação, 94 - República
Tel. (11) 3775-0020
Dias 04, 11, 18, 25 de fevereiro, às 19h
todas as segundas de fevereiro, às 19h
Duração: 60 minutos
Indicação de faixa etária: 12 anos
Acesso para deficientes
Lotação: 170 lugares
As senhas começarão a ser distribuídas uma hora antes.
Um ingresso por pessoa.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS