TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Com direção e dramaturgia de Chico Carvalho, a cia do Bife estreia seu segundo espetáculo Pequena Ladainha Anti–Dramática Para A Reunião De Emergência Dos Catedráticos Do Instituto Feitosa Bulhões A Excelência Do Ensino Em Mais De Cinco Décadas De Funcionamento
Publicado em 20/09/2018, 22:00
97
Facebook Share Button
Com um nome pra lá de extenso, o ator Chico Carvalho envereda pela direção e dramaturgia com o seu segundo trabalho em parceria com a Cia do Bife. O elenco é formado pelos atores André Hendges, Ana Junqueira, Dani Theller e Sarah Moreira.
Na trama, três senhoras, que são membros titulares do corpo administrativo do Instituto Feitosa Bulhões, realizam um encontro de emergência com o professor Adalberto Prachedes, acusado formalmente pela secretaria de educação do município por comportamento inadequado em sala de aula.

A ideia da reunião é saber o que levou o acusado a cometer um ato condenável. Ele foi punido por tamborilar os dedos inadvertidamente nas costas da aluna Ludmilla Stefanno em uma inspeção de rotina durante uma prova semestral.

Um espetáculo que coloca em discussão a educação brasileira e o ser humano falível num mundo de regras, burocracias, retóricas e asfixiamentos. Para que essa discussão através da cena ganhe sustentação, o cenário é inspirado nos universos criativos de Beckett,Kafka e Thomas Bernhard e traz uma grande mesa e cadeiras onde acontece a conversa.

“O ponto de partida é a incapacidade de fugirmos às repetições como princípio das investidas humanas. Palavras e gestos encrencam mutuamente numa espiral de células rítmicas e sonoras bastante emblemáticas de uma encruzilhada que é típica do nosso tempo: a velocidade da informação em parceria com uma sensação de vazio gerada justamente pelo aceleramento do tempo e do espaço”, descreve Chico Carvalho.

A luz e o som ora direcionam a ação, ora interrompem o fluxo da conversa. Os figurinos buscam evidenciar um de tempo que anda devagar, numa realidade que está estagnada devido à uma espécie de cansaço dos personagens, que desejam resolver a questão, mas têm dificuldades para que isso aconteça.

Chico Carvalho fala sobre a relação da sua dramaturgia e encenação com o papel do teatro nos dias de hoje: “A tentativa de comunicação com a plateia é uma empreitada de semelhante ousadia, afinal de contas, nessa altura do campeonato, será que há alguma coisa importante a ser transmitida ou compartilhada? Qual é o papel do teatro dentro desse contexto premente de esquizofrenias? O palco aparece não como solução de nada, senão como espelho do gigantesco descompasso rítmico a que chegamos, seja para impedir-nos de organizar ideias, ou mesmo para fazer delas uma chama potente de algo ainda sem direção definida”.

Chico Carvalho
Ator formado pela Faculdade de Artes Cênicas da Unicamp no ano de 2000. Entre os grandes sucessos de sua carreira estão: A Tempestade, Peer Gynt e Boca de Ouro, com direção de Gabriel Villela. Também como ator, participou recentemente do espetáculo Volpone, de Ben Jonson, com direção de Neyde Veneziano. Consertando Frank (Ken Haines), dirigido por Marco Antônio Pâmio e Ricardo III, sob direção de Marcelo Lazzarato, são outros destaques na carreira.

Como dramaturgo e diretor, dirigiu o espetáculo Pequena Ladainha Anti-Dramática para o Episódio da Fuga do Leão do Circo e Outros Boatos Pouco ou Quase Nada Interessantes com a Cia do Bife.

Chico Carvalho é professor de história do teatro brasileiro na Escola Superior de Artes Célia Helena e também Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Mestre em Multimeios pela Unicamp, atualmente desenvolve doutorado em Artes da Cena pela mesma universidade.

FICHA TÉCNICA
Direção e dramaturgia: Chico Carvalho
Elenco: Ana Junqueira, André Hendges, Dani Theller e Sarah Moreira
Iluminação: Junior Docini
Cenário: Júlia Armentano e Maíra Benedetto
Figurino: Marichilene Artisevskis
Fotos: Bruna Brignol
Produção: Contorno Produções
Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez
Assistente de Produção: Bianca Bertolotto

SERVIÇO
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
De 13 de setembro a 6 de outubro
Quinta, sextas e sábados às 21h30, domingos e feriados às 18h30.
Espaço Cênico – SESC Pompeia


DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS