TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

Num Lago Dourado é um espetáculo encantador - Com direção de Elias Andreato, a peça tem atuações brilhantes de Ary Fontoura e Ana Lucia Torre
Publicado em 20/04/2017, 16:00
11
Facebook Share Button
Num Lago Dourado, em cartaz no Teatro Renaissance, é daqueles espetáculos que dá vontade de ver e rever. Uma montagem que alimenta a alma porque deixa o dia mais interessante, alegre.

Quando Elias Andreato assina a direção de um espetáculo e/ou está em cena, costumo dizer que não posso escrever crítica, porque tenho por esse artista de grande sensibilidade e talento muito carinho e admiração. Não consigo ser totalmente objetiva, pois a emoção aflora.

Nesse espetáculo, que acabou de estrear em São Paulo, é muito complicado deixar de lado a emoção e analisar somente os aspectos técnicos.

Claro que tecnicamente essa montagem merece elogios porque Elias, o elenco e toda a equipe criativa têm conhecimento das técnicas teatrais e dominam o ofício que exercem, mas a história tem uma poesia que provoca encantamento e durante as duas horas de espetáculo, ou quase isso, o enredo prende a atenção.

Num mundo em que a poesia se faz necessária, diante de tantas tragédias e crises, a história de uma família que coloca em evidência temas como amor (especialmente os relacionamentos na terceira idade), amizade, diálogo, o valor das relações familiares e respeito, provoca encantamento.

Não assisti ao filme Num Lago Dourado (que contou com Henry Fonda, Katherine Hepburn e Jane Fonda no elenco) e, por esse motivo, não posso julgar com precisão a transposição da obra para o palco, mas os diálogos da peça, que ganharam uma competente tradução nas mãos de Célia Forte, são dinâmicos, bem-humorados e evidenciam o cotidiano de uma família que traz consigo o amor e também carrega frustrações.

Ary Fontoura (Norman Thayer) é um professor aposentado que sempre passa as férias de verão com sua esposa Ethel Thayer (Ana Lucia) na beira de um lago.

Norman tem um temperamento difícil, tem um humor afiado. Ethel é uma mulher elegante, que tenta driblar as chatices do marido e manter com ele uma boa convivência.

Eles tiveram apenas uma filha, Chelsea (Tatiana de Marca), mas o relacionamento é complicado porque Norman sempre sonhou em ter um filho. Ethel, por sua vez, nunca soube como dar à sua filha a atenção e o carinho que ela necessitava. O distanciamento foi inevitável e a moça visita os pais poucas vezes.

Como a moça está com namorado novo, Bill Ray (André Garolli), e pretende passar um tempo com ele na Europa, ela vai até a casa de veraneio pedir para que os pais tomem conta do enteado Bill Ray Jr (Lucas Abdo).

A presença do garoto dá frescor à vida de Norman e Ethel e o relacionamento familiar se torna mais amigável.

Em alguns momentos da trama, o carteiro Charlie (Fabiano Augusto) visita a família e é o responsável por dar leveza às cenas.

Nesse espetáculo, o peso dramático de algumas cenas presentes no filme cedeu lugar a um clima mais romântico (na versão

cinematográfica, por exemplo, as pescarias entre Norman e Bill Ray Jr. quase terminam em acidente fatal).

Essa opção dramatúrgica poderia deixar a montagem entediante, mas isso não acontece em nenhum momento. Num Lago Dourado é comovente, cativa do início ao fim.

Ary Fontoura e Ana Lucia Torre estão sublimes em cena. Atores carismáticos, experientes, que trazem uma excelente sintonia, a qual está expressa em gestos precisos, preciosos, e no olhar. Fontoura, aos 84 anos, está em plena forma.

Elias Andreato imprime uma direção requintada e delicada. Como sempre, dá espaço para os atores brilharem e conta com uma equipe criativa que contribui para que as cenas ganhem um vigor incrível.

O cenário de Marco Lima respeita o realismo da encenação e cria uma autêntica casa de campo, com destaque para as fotos da família e para o visual do lago.

A trilha original de Miguel Briamonte, a luz de Wagner Freire e o figurino de Fause Haten contribuem para que a história dessa família ganhe forma e verdade.

Teatro feito com esmero e que merece longa temporada.

Ficha Técnica
Texto Ernest Thompson
Tradução Eloísa Canton
Versão Célia Regina Forte
Direção Elias Andreato
Elenco
Ary Fontoura
Ana Lucia Torre
Tatiana de Marca
André Garolli
Fabiano Augusto
Lucas Abdo
Trilha Sonora Original Miguel Briamonte
Cenário Marco Lima
Iluminação Wagner Freire
Figurino Fause Haten
Preparação Corporal Fabrício Licursi
Assessoria de Imprensa Daniela Bustos, Beth Gallo e Thaís Peres – Morente Forte Comunicações
Programação Visual Vicka Suarez
Fotos João Caldas Fº

Cabelo e Maquiagem fotos Janne Brandão
Mídias Sociais Dani Angelotti e Luciano Angelotti – CuboWeb
Filmagens e edições para web Jady Forte – Desteatrando
Assistente de Direção Andrea Bassit
Assessoria Contábil Marina Morente
Assessoria Administrativa Alceni Braz
Assistência de Produção Bárbara Santos e Jady Forte
Administração Antoninho Mathias
Produção Executiva Katia Placiano
Coordenação de Projetos Egberto Simões
Produtoras Selma Morente e Célia Forte
Realização Morente Forte Produções Teatrais
Patrocínio: Laboratório Cristália e Seguros Unimed

Serviço
Teatro Renaissance (448 lugares)
Al. Santos, nº 2233
Informações: (11) 3069-2286
Bilheteria de terça a domingo, das 14h às 20h. Pagamento em dinheiro e cartões
Vendas: (11) 4003.1212 e ingressorapido.com.br
Sexta e Sábado às 21h30. Domingo às 18h.
Ingressos:
R$ 80

Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Gênero: comédia romântica
Temporada: até 02 de Julho
Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS