TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

Carolyna Aguiar e Luisa Thiré provam que nunca é tarde para viver intensamente em A Inquilina
Publicado em 07/08/2023, 23:00
25
Facebook Share Button
A Inquilina
Elenco: Carolyna Aguiar e Luisa Thiré
Texto – Jen Silverman
Tradução e adaptação – Diego Teza
Direção – Fernando Philbert
O texto ganha a sua primeira montagem no Brasil

Sharon (Luisa Thiré) é uma mulher só que vive numa pequena cidade e coloca um quarto de sua confortável casa para alugar. É mãe e o seu filho mora em Nova York porque odeia a "roça". Separada, cheia de amarras, vive num mundo sem muita perspectiva. Ela precisa de alguém para dividir as contas, mas receber uma desconhecida na sua casa a incomoda num primeiro momento.
A peça traz outra mulher, Robyn, (Carolyna Aguiar), com uma cabeça bem mais aberta, vegana, lésbica e que sempre viveu no meio urbano, e que aluga o quarto.
O encontro mudará (?) a vida de ambas as mulheres, principalmente o cotidiano de Sharon, tão monótono!
São mulheres "cinquentonas" e que precisam de atenção e amor.
Sharon começa a repensar a sua vida e o modo como encara a sua vida. O problema é que ela fica empolgada com as experiências não lá muito corretas da sua inquilina e Robyn precisa fugir de todas as "tentações" para recuperar o amor de sua filha.
Sharon namorou, casou e o único ato libertário que fez quando adolescente foi beijar na boca uma colega... de um dia para o outro ela começa a agir sem pudores... o que para ela é uma experiência inusitada, uma aventura, para Robyn é voltar a ter o cotidiano do qual ela estava fugindo: vícios e golpes para conseguir dinheiro.
Uma encenação com o foco nas duas atrizes, que tem frescor porque traz o florescer de uma vida mais prazerosa para Sharon e a esperança de uma vida mais calma para Robin.
"Só que as flores podem murchar e renascer é preciso..."
Sharon/Luisa começa a peça com ares de velha, mas a sua alma clama por um cotidiano mais entusiasmante. Robin/ Carol é uma pessoa esfusiante mas precisa de tranquilidade para " colocar a sua vida em ordem". O que para Sharon são loucas novidades, para Robin são tormentos dos quais ela quer se livrar e não consegue, porque a nova amiga entra de cabeça na execução das antigas atividades da sua inquilina.
Enfim, enquanto Sharon começa a ter brilho no olhar, Robin começa a ficar incomodada porque acaba voltando a agir como em seu passado muito recente. Além disso, pode surgir um clima amoroso e confundir o contrato de aluguel com relações íntimas pode ser perigoso...
Todas essas nuances são mostradas com muita competência pelas atrizes.
Luisa desenha com primor a mudança que Sharon sofre no seu dia-a-dia. Seus gestos se transformam de comedidos para abertos a grandes experiências. São mínimos os detalhes corporais que retratam a sua ânsia de viver plenamente; o olhar ganha vivacidade, a energia muda.
Carol também merece muitos aplausos. Faz Robin com sutileza, sem caricatura, leva ao palco todo o espírito jovial de sua personagem. Carolyna é professora de yoga e usa movimentos em cena e a sua expressão corporal é excelente.
Não existem julgamentos de certo e errado, até porque, num certo momento, Sharon disse que a sua mãe lhe ensinou o que pode ou não pode, o que é certo e o que é errado...e assim a sua vida não teve nenhuma empolgação, muito menos emoção!
Com relação à carreira de Luisa, eu a acompanho há muito tempo. Assisti o impactante A Guerra não tem Rosto de mulher, que Luisa fez com Carolyna Aguiar e Priscilla Rozenbaum.
Este é mais um encontro marcante entre Luisa e Carolina.
Muitos aplausos!
Linda sintonia!

Ficha Técnica:
Elenco: Carolyna Aguiar e Luisa Thiré
Texto – Jen Silverman
Tradução e adaptação – Diego Teza
Direção – Fernando Philbert
Cenógrafa – Beli Araújo
Iluminador – Vilmar Olos
Figurinista – Karen Brustolin
Trilha Sonora – Rodrigo Penna
Diretor de movimento: Toni Rodrigues
Diretora assistente: Glauce Guima
Fotógrafo (Rio de Janeiro): Pino Gomes
Direção de Produção: Bárbara Montes Claros
Idealização – Luisa Thiré e Carolyna Aguiar
Realização – Luisa Thiré Produções e Oito Tempos Produções Artísticas
Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS