TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

A Valsa de Lili
Publicado em 13/12/2019, 22:00
108
Facebook Share Button
Com Débora Duboc
Peça livremente adaptada do livro Pulmão de Aço, de Eliana Zagui

Viver mais de 40 anos na UTI de um hospital, com pouco contato com a família e mexendo somente o corpo do pescoço para cima. Essa é a realidade de Eliana, uma moça que é escritora e pintora.
Claro que ela tem os seus momentos de depressão, mas quem a conhece diz que a alegria é o seu maior encantamento.
Cheguei a conhecê- lá quando ela foi assistir a uma peça do Elias Andreato no Eva Herz, a sua primeira ida ao teatro.. Uma locomoção complicada porque ela não sai da maca. Transmite realmente uma ótima energia. Ah e claro que ela foi ver como a sua vida é retratada no teatro, quando a peça estava em cartaz no Sesc Ipiranga.
No seu livro, que foi adaptado para o teatro por Aimar Labaki, ela conta sobre como foi viver sempre no hospital e fala com ternura dos amigos/ irmãos que ganhou, em especial os companheiros da UTI, crianças que tiveram poliomielite ou outras doenças graves.
Um espetáculo que envolve o espetador com poesia e humor.
Débora traz a energia de Eliana, que está sempre conectada no Face e navegando pela internet, e tem vídeos gravados mostrando a sua trajetória e pedindo contribuição para que ela possa morar com um amigo em Sumaré (o que exige uma estrutura de Home Care).
Ficar no palco mais de uma hora e só mexer a cabeça exige uma exímia preparação corporal. A voz é o seu trunfo, a emoção aflora de maneira intensa e com nuances que mostram a alma de Eliana.
Não é à toa que a atriz acabou de ser agraciada com o APCA.
Contar a história de uma personagem real e viva sem cair na imitação, apresentar uma vida de superação sem, em momento algum, causar piedade, com certeza não é fácil.
Débora Duboc no palco e a sua xará Débora Dubois, na direção, realizam um trabalho que merece aplausos porque conseguem dar teatralidade à história e realçar a força poética do texto.
O foco da encenação está na interpretação. O sonho e a alegria de Lili não são explorados cenicamente, mas a atriz, através de sua interpretação, promove um intenso mergulho no pensamento de Lili e na sua cabeça - os seus trunfos para a vida ganhar sentido.
O desenho de luz que delimita alguns detalhes e fatos da vida no hospital.
O figurino e a cenografia de Marcio Vinicius colocam a atriz numa cama de hospital, com a tradicional cor branca, que geralmente é a dos lenções das macas. Existe nessa criação algo que sugere a liberdade não de ir e vir, mas de pensamento.
A trilha ajuda a dar delicadeza a esse trabalho que precisa ser visto por todos que apreciam teatro.
Lili é artista, teve o privilégio de ir ao teatro, realizou o sonho de ver o mar, procura manter o bom humor e a sua valsa è dança da vida, que mesmo com barreiras, é bela.
Ela não tem a liberdade de andar, de correr, precisa do outro para todas as suas atividades, mas voa, voa através dos seus sonhos, dos seus pensamentos, da escrita e das suas pinturas.
Amanhã tem sessão às 21h e é o último dia.
Corram para o espaço Giostri Livraria Teatro.
Vamos celebrar a vida, a saúde, a alegria, e nunca deixar de sonhar, sempre com boas energias!

Texto: Aimar Labaki
Com: Débora Duboc
Direção: Débora Dubois
Cenário e figurinos: Márcio Vinicius
Iluminação: Aline Santini
Fotografia: João Caldas Fº
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção Executiva: Fabrício Síndice
Direção de Produção: Edinho Rodrigues (Brancalyone Produções) Inspirada no Livro “Pulmão de Aço” de Eliana Zagui
DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS