TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

Pérola poética - Meu Quintal é Maior do Que o Mundo
Publicado em 11/02/2019, 22:00
14
Facebook Share Button
Meu Quintal é Maior do Que o Mundo leva para o palco a obra de Manoel de Barros
Ulysses Cruz dirige cássia Kis e a peça faz curta temporada no Teatro Popular do Sesi

Como o próprio diretor, Ulysses Cruz, declarou, o poeta Manoel de Barros é muito conhecido, mas certamente pouco lido. Ir ao Sesi conferir Meu Quintal é Maior do Que o Mundo é mergulhar na obra desse grande encantador das palavras.

O escritor possui uma obra de grande sensibilidade, que valoriza a terra, a natureza, o interior e nossas raízes populares.
Foi comparado a Guimarães Rosa devido à subversão da construção sintática, inventando novas palavras e dando um novo sentido a elas.

O espetáculo é singelo, delicado, deixa a alma mais leve. A atriz está entregue em cena, vigorosa, e interpreta as poesias de Manoel de Barros com maestria.

No palco, ela é um menino que revive com intensa poesia a sua infância no interior do país. Um lugar cheio de magia no qual o contato com a natureza era o maior presente que o ser humano poderia ter.

Um quintal recheado de recordações, que além de alimentar a alma, evidenciam que a natureza é o nosso bem maior e precisa ser preservada.

As lembranças de Barros do Pantanal ganham valor universal, ainda mais nesses dias sombrios que estamos vivendo. Esse espetáculo é um bálsamo e extremamente importante.

Segundo o diretor, a atriz carrega o sonho de encenar um espetáculo baseado na obra do poeta há cerca de 30 anos. O sonho tornou-se realidade a partir de um trabalho maduro e que merece muitos aplausos.

Cássia carrega em cena a obra Memórias Inventadas de Manoel de Barros e o livro ganha vida no teatro de uma maneira intensa e delicada. Contribuem para o encantamento da encenação o desenho de luz e a trilha executada ao vivo.

Ulysses guia a atriz com sutileza e precisão e conta com uma equipe competente para que no palco emane a luz da terra, do encontro com a natureza e a memória afetiva ganhe vida.
Apresentações: 1, 2, 3, 8, 9, 10, 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro
Horários: quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: Teatro do Sesi-SP (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Capacidade: 456 lugares
Classificação indicativa: livre
Duração: 70 minutos
Gênero: prosa poética
Informações e agendamentos de grupos: (11) 3146-7439
Grátis. Reservas antecipadas pelo site www.centroculturalfiesp.com.br. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia da apresentação, 30 minutos antes do início da sessão. Reservas abertas sempre às segundas-feiras que antecedem a data da apresentação, a partir das 8h.

Ficha Técnica: Obra: Manoel de Barros | Elenco: Cássia Kis | Concepção e direção geral: Ulysses Cruz | Adaptação do texto: Cássia Kis e Ulysses Cruz | Direção de Produção: Gustavo Nunes | Cenário e figurinos: Ulysses Cruz | Direção e criação musical: Gilberto Rodrigues | Execução musical: Gilberto Rodrigues | Fotografia e Design: Gal Oppido | Assistente de Fotografia e Design: Marina Engelhardt | Design de luz: Nicolas Caratori | Assistente de iluminação: Vitória Pamplona | Direção de Movimento: Cynthia Garcia | Costureira: Judite de Lima | Adereços: Luis Rossi | Produção geral: Turbilhão de Ideias Entretenimento | Realização: Sesi-SP.

Serviço
Estreia do espetáculo Meu Quintal é Maior do Que o Mundo. sextas e sábados, às 20 horas, e domingos, às 19 horas. Teatro do Sesi-SP.Endereço: Av. Paulista, 1313. Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô. Duração: 70 minutos. Capacidade: 456 lugares. Classificação indicativa: livre. Gênero: prosa poética.Informações e agendamentos: (11) 3146-7439.Grátis. Reservas antecipadas pelo site www.centroculturalfiesp.com.br. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia da apresentação, 30 minutos antes do início da sessão.


O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.
----------
Obs: Meu Quintal é maior do que o Mundo, da obra Memórias Inventadas de Manoel de Barros


Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS